quarta-feira, 3 de junho de 2009

SOBRE RETRATO RADICAL


"Homem bomba" é o mais novo lançamento do Retrato Radical. Com quase duas décadas de história, o grupo é um dos mais representativos nomes do Rap produzido em Minas Gerais. Seis anos após a publicação de "O barril explodiu", de 2002, o Retrato, oriundo da Vila Embaúbas – situada na região oeste de Belo Horizonte –, chega ao seu terceiro disco, mostrando evolução e amadurecimento. A compilação traz 11 faixas, produzidas por Nicolas Vassou (Enece beats). A captação dos vocais foi feita pelo DJ Spider. Mixagem e finalização ficaram a cargo de Eazy-CDA, do selo Xeque Mate Produções.
O olhar crítico sobre a organização social brasileira – caracterizada pela desigualdade – está presente em todo o contexto de "Homem bomba". Já na faixa de abertura, "Cabuloso", os irmãos Anderson Luiz de Paula (Radical T) e Marcelo de Paula (Canela) não poupam frases para questionar a eficiência da educação pública no país. Nos versos (repetidos no refrão): "Fessora (uma referência a figura docente), seu aluno não venceu", essa provocação fica evidente. "Cabuloso" também traz a participação de N.L, nos vocais.
"Bike avião", "Sai musquito" e a faixa título, "Homem bomba" – uma metáfora do cidadão "comum", que a qualquer momento pode "explodir", em função das frustrações e dificuldades impostas pelo cotidiano do povo brasileiro –, são outras músicas que abonam ao disco o tom da crítica. A faixa que batiza o álbum ainda traz, nos vocais, a interpretação peculiar de P.Drão, do grupo A Profecia.
Mas não pense que "Homem bomba" é feito de meras acusações desmedidas às autoridades e à sociedade brasileira. Os termos evolução e amadurecimento cabem muito bem na crítica do disco. Aliada à sagacidade do discurso de Radical T e Canela, o grupo se equilibra com as rimas de Aclézio Agripino (Duke) e com a voz de Jaqueline Carvalho. Sem falar nos scratchs de Odair Gomes, o DJ Pooh, que desde o primeiro trabalho do Retrato – "Seja mais um", de 1995 – traz para o grupo, com mérito, a forte presença dos toca-discos.
Vale destacar, ainda, a primeira música do álbum a ser trabalhada, "78", uma crônica do ano de 1978 aos olhos dos irmãos de Paula – então crianças na época –, embalada por uma melodia nostálgica. A faixa faz diversas referências a acontecimentos que marcaram a vida deles naquele ano. Para finalizar, cabe citar "O último pôr do sol", música marcada pelo que se pode chamar de "poesia marginal", além das frases de violino, que dão à base instrumental e, por conseqüência, à própria música, um ritmo melancólico.

3 comentários:

  1. osom dos manos sao bom de mais ai so fauta coloca algumas letras ai no blog pra nos curtir pela orde pod cre

    ResponderExcluir
  2. Som muito nervoso....mil grau...ouçam pq vale muito a pena...produção muito fina....Rap Nacional...Rap Mineiro...

    ResponderExcluir
  3. Lado oeste Bh sao varias tretas
    eu vim da norte tou colado em itabira mas o som ta as pampa
    Lask 2011

    ResponderExcluir